Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:
O finlandês (suomi, suomen kieli) é um idioma da família das línguas urálicas, à qual também pertence o húngaro, mais especificamente do ramo fino-permiano, ao qual também pertencem o estoniano, o lapônio (sámi) e o carélio.
O finlandês tem a característica de não pertencer ao tronco indo-europeu, de forma oposta à maior parte das línguas europeias. Pertencente ao tronco urálico e ao ramo fino-permiano, assim como o estoniano e o livónio, tem morfologia do tipo aglutinante, e o acento tônico recai sempre sobre a primeira sílaba da palavra. O sistema de declinação conta com um complexo conjunto de quinze casos, a saber:
O número – singular ou plural – é determinado pelas diferentes terminações em cada declinação. Não existem gêneros, nem artigos. Como em finlandês a função sintática é determinada pelas declinações (que se distinguem pela terminação de cada palavra, como em latim), a ordem das palavras indica a forma definida ou indefinida. Por exemplo, para se dizer "a flor está sobre a mesa", diz-se, em finlandês: kukka on pöydällä, ao passo que pöydällä on kukka se traduz por "há uma flor sobre a mesa".